The York Glaziers Trust: “O Proliner nos ajudou a mover um dos mais antigos processos básicos em nosso campo para o século 21!”

The York Glaziers Trust, fundado em 1967, é o maior e mais antigo estúdio especializado em conservação de seu tipo na Grã-Bretanha e cresceu a partir de uma oficina de vidraceiros muito mais antiga em York Minster. A Igreja continua no centro de seu trabalho, e eles estão atualmente no quarto ano de um programa de vinte anos de conservação e proteção dos vitrais insubstituíveis da Igreja. Eles têm usado o pacote Proliner Vidro no Minster por quase três anos e o usarão em outros locais de prestígio no Reino Unido. A conservadora Zoe Harrigan está entusiasmada em compartilhar este projeto:

“Estamos sempre buscando desenvolver nossas técnicas de acordo com os novos desenvolvimentos tecnológicos, então o Proliner nos ajudou a levar um dos mais antigos processos básicos em nosso campo para o século XXI. Na York Glaziers Trust, estamos usando o Proliner para modelar a pedra histórica na qual nosso vitral conservado e nosso novo vidro protetor devem se encaixar com extrema precisão. A criação de uma nova camada de envidraçamento externo para proteger os frágeis vitrais históricos é parte integrante da abordagem moderna para a conservação dos vitrais, portanto, modelos precisos são essenciais. A modelagem costuma ser um dos processos mais difíceis e desafiadores em nosso trabalho, e o Proliner transformou a velocidade e a precisão dessa primeira etapa crítica.

Como o Proliner gera um desenho de linha (arquivo DXF) que pode ser usado no Adobe Illustrator, podemos trabalhar com ele imediatamente. Uma vez que estou de volta ao estúdio após ” Prolining ” a cantaria, eu faço um arquivo do Illustrator que tem o desenho Proliner da cantaria interna e externa, uma foto do painel de vitral com o qual estou trabalhando, redimensionada para Escala 1: 1, e o desenho da ‘linha de corte’ do envidraçamento de proteção a partir do qual o novo envidraçamento de proteção será cortado e polido. Posso então trabalhar nesses elementos separados simultaneamente, garantindo que o design do vidro de proteção corresponda ao vitral no qual se baseia e que ambos se encaixem perfeitamente na alvenaria da abertura da janela. Ter o inclinômetro embutido é muito útil para verificar se os painéis e quaisquer barras de suporte estão completamente nivelados.

A equipe da York Glaziers Trust está satisfeita com a simplificação do processo de modelagem que pode ser alcançado com o Proliner, e a York Minster está muito satisfeita com a qualidade do trabalho que realizamos para eles! Ter modelos precisos da alvenaria em formato digital também significa que podemos preservar essas informações para o futuro – portanto, os conservadores do futuro também ficarão muito satisfeitos.

Conhecemos o Proliner porque The York Glaziers Trust e o pátio de pedras York Minster se beneficiaram de um projeto de P&D pago pelo York Minster Fund e um consultor especialista nos ajudou a identificar processos de trabalho que poderiam ser melhorados com a introdução de novos tecnologias. Ela nos apresentou uma série de possibilidades e organizou uma demonstração do Proliner tanto para o pátio de pedras quanto para o York Glaziers Trust. Desnecessário dizer que ambos os departamentos agora estão usando o Proliner!’’

 

The York Glaziers Trust Website

The York Glaziers Trust Instagram

 

Prodim-Proliner-user-York-Glaziers-Trust_003